Internautas que atualizaram seus iPhones para o iOS 18 têm reclamado sobre a redução na duração da bateria após a atualização. Os relatos se concentram principalmente nos modelos mais recentes da linha iPhone 16, mas também incluem aparelhos de gerações anteriores. As queixas começaram a surgir durante a fase beta do iOS 18 e persistiram mesmo após o lançamento da versão estável, que ocorreu no mês passado.
Muitas das mensagens compartilhadas no Reddit e em fóruns especializados destacam a baixa eficiência energética quando o dispositivo está em modo standby, ou seja, sem uso ativo pelos usuários. Um exemplo é o relato do perfil “Ok-Interest-6561”:
“Eu passei do iPhone 12 para o 16 Pro principalmente por causa da bateria e problemas do alto-falante. Mesmo que o 16 tenha uma bateria melhor, ele ainda drena cerca de 10 a 15% durante a noite, apenas parado ao lado da minha cama.”
Já o perfil “JulianL” aponta que a bateria do iPhone 16 Pro Max está aguentando “apenas 50 a 60% da carga em comparação com o 15 Pro Max que tem um ano de idade”.
Por sua vez, o perfil “mlaprise” fez um experimento: deixou o iPhone 14 Pro e o 16 Pro lado a lado na mesa, quase sem uso. Após 36 horas, o iPhone 14 Pro permaneceu com 85%, enquanto o 16 Pro caiu para apenas 58%.
Por enquanto, a Apple ainda não fez comentários oficiais sobre o problema da bateria. No entanto, situações do tipo não são incomuns diante de atualizações de software, já que alguns aplicativos e tarefas de segundo plano não estariam otimizadas o suficiente, ou seriam afetadas por bugs.
Em geral, casos como esse podem ser resolvidos com atualizações futuras. Já foi dito que a situação melhora com o iOS 18.0.1 e o beta do iOS 18.1, mas os updates não teriam funcionado para todos os aparelhos.